segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicas para o fim de semana - 2

Outro programão (de índio) bem legal é ir com a família ao zôo, dar pipocas aos macacos. Antes que o leitores me corrijam com a informação de que na nossa ilha d'amour não tem nenhum jardim zoológico, saibam que falo no sentido poético da coisa: refiro-me ao verdadeiro jardim zoológico que é a politicagem no nosso estado do Maranhão. Agora imaginem uma típica família ludovicense, pai e mãe fazendo o seu passeiozinho dominical com os filhos no zôo da nossa política. Todos param diante de uma jaula. Aí a filha pergunta para o pai:

- Paiêê, que bicho feio é esse???

O pai muito didático:

- Ah, essa daí é a jaula do Lobão, filhinha. Um predador perigosíssimo. Devora tudo que encontra pela frente. E aquele ali lá atrás é o Lobãozinho filhote dele, olha só como o bichinho é voraz também. Trinta por cento da carniça, dizem, é toda dele.

- Credo, pai. Esses bichos são muito sinistros...

- E como, filha, eles são sinistros e ministros.

Os dois são interrompidos pela mãe histérica, que berra pedindo ajuda: "Help! Acudam! Socorro! Roubaram a minha bolsa Louis Vuitton legítima, que comprei num camelô!"

- Quem roubou a sua bolsa, querida?

- Aqueles bichos de mãos leves ali! - disse ela, apontando para a gaiola dos Sarneys, que se fingiam de mortos e que só de vez em quando interrompiam a paralisia pra coçarem os piolhos - acho que quem me surrupiou a bolsa foi aquele ali do meio, mais velho, mais bigodudo!

- Tem certeza? Os filhotes também me parecem igualmente suspeitos... veja a filhota fêmea, com ar de zangada. Tem certeza que não foi ela?

A mulher hesitou. Não se via sinal da bolsa em lugar nenhum. - Esses bichos são muito espertos! - comentou o homem - Sua bolsa já deve ter sido incorporada ao patrimônio particular do bando.

- Talvez não tenham sido eles - disse a filha - aqueles dois outros bichões bem ali também não têm um ar muito confiável!

Toda a família ao ouvir isso, olhou na direção oposta, onde o Castelo e o Zé Reinaldo dividiam um cercadinho cheio de feno. Perto deles havia uns animais esquisitos e de plumagem vermelha, todos esquerdistas, que emanavam uma nhaca horrível.

- Serááá? Pô, pensei que esses bichos aí eram mansinhos e limpinhos! Tava pensando até em votar neles!!!

- Não sei não, pai. Não fui com a cara de nenhum dos dois. Esse tal Castelo, por exemplo... é uma raposa velha ou é uma fuinha? Qual é a desse bicho?

- Pra mim parece mais um rato.

- E eu? - interrompeu a perua - Como vou fazer para recuperar minha Louis Vuitton???

- Esqueça a bolsa, mulher. Depois a gente compra outra no coreano da esquina. Tá ficando tarde, é melhor irmos andando. Eu ainda quero ver a jaula dos candidatos a prefeito de São Luís, um montão de animais selvagens, aves de rapina e bichos peçonhentos que fazem o maior barulho por nada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário